Cuidados com as joias

 

Evite lavar as mãos, tomar banho, nadar e se exercitar usando a sua joia. Retire suas joias ao executar serviços manuais e de limpeza, e ao manusear cosméticos e perfumes.
Peças em prata que podem oxidar (escurecer) em contato com produtos químicos, perfumes e cremes. 

Guarde a sua peça sempre limpa e seca em uma caixa adequada para que ela não fique exposta (isso prolonga o banho em peças banhadas e ajuda a evitar a oxidação da prata) e separada de outras peças. Peças oxidadas não podem ficar em contato com peças banhadas, isso pode alterar a cor da sua joia.

Lave suas joias com sabão neutro e água, isso ajuda a manter a sua peça sempre brilhante pois retira a gordura e impurezas do uso contínuo. Você pode usar uma flanela limpa e macia para secar e dar polimento.

Não use produtos de limpar prata e ouro, nem flanelas abrasivas, sobre pérolas e outras gemas: isso pode danificar sua joia. Não use produtos de limpar prata e ouro, nem flanelas abrasivas, em peças banhadas: eles podem desgastar o banho.

 As pérolas naturais são muito delicadas e sua fixação nas peças é feita com um pino e cola de longa duração. Por isso não coloque a sua joia com pérola em contato com água quente e produtos químicos, elas devem ser limpas apenas com uma flanela macia e não abrasiva para evitar riscos.

Oxidação: a prata escurece em contato com o ar. Isso é normal e não representa alteração na qualidade, sendo apenas superficial. Alguns fatores externos, como o suor, podem acelerar esse processo de oxidação. 

Observação sobre peças foscas e sem banho: para a manutenção do acabamento utilize uma esponja de lavar louças limpa e seca e esfregue delicadamente com a parte mais áspera no sentido do risco.